INSEGURANÇA NO CALÇADÃO E ABANDONO DAS ESTRADAS RURAIS: POPULAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA COBRA SOLUÇÕES URGENTES

O clima é de insatisfação e insegurança entre moradores e comerciantes de Santo Antônio da Platina, que denunciam a falta de manutenção da iluminação pública no Calçadão Central da cidade. A comerciante Ione Ribeiro Campos, que atua no local, expressou sua indignação diante da escuridão que toma conta do espaço desde a quinta-feira da semana passada, quando todas as lâmpadas se apagaram.
 
“Estamos trabalhando com medo, e nossos clientes também. Abrimos, mas os clientes acabam pedindo lanche para entregar, pois se sentam para comer, são incomodados. Roubaram a fiação de todos os quiosques! É pra cabar mesmo”, desabafa Ione, em tom de frustração e alerta.
 
A situação, além de causar prejuízos comerciais, tem deixado a população vulnerável à ação de vândalos e criminosos, que se aproveitam da escuridão para cometer furtos e atos de vandalismo. Os comerciantes se dizem abandonados pelo poder público e cobram providências imediatas da Secretaria Municipal de Obras, chefiada por Eraldo Alves da Silva, nomeado pelo atual prefeito Gil Martins.
 
ABANDONO TAMBÉM NAS ESTRADAS RURAIS
Mas o problema da cidade vai além do centro urbano. Moradores da zona rural denunciam o abandono completo das estradas do interior, especialmente nos últimos seis meses. A falta de manutenção e empedramento tem dificultado a locomoção de famílias, produtores rurais e estudantes.
Trechos importantes estão intransitáveis, e em dias de chuva, a situação se agrava ainda mais, impedindo o tráfego de veículos e máquinas agrícolas. A queixa é geral: não há patrulhamento das vias, nem previsão de melhorias. Muitos apontam que a gestão tem deixado o campo à própria sorte, comprometendo o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar e a dignidade das famílias que ali residem.
 
“Estamos esquecidos. As estradas estão uma vergonha. Quando pedimos ajuda, é só promessa. A cidade está crescendo, mas o campo está sendo deixado de lado. E nós também fazemos parte de Santo Antônio da Platina”, comentou um agricultor da região de Monte Real.
 
ILUMINAÇÃO E INFRAESTRUTURA: PRIORIDADES IGNORADAS?
O que se observa é um quadro de abandono em setores básicos, como segurança urbana e infraestrutura rural. Problemas como falta de iluminação, estradas intransitáveis e ausência de resposta das autoridades competentes têm gerado desconfiança e revolta na população.
 
A comunidade espera que as demandas sejam priorizadas com urgência, com ações efetivas por parte do Executivo Municipal e suas secretarias. Santo Antônio da Platina clama por respeito, planejamento e presença do poder público — seja nas praças centrais ou nos rincões do interior.
Enquanto isso, comerciantes seguem com medo, e produtores rurais, atolados no barro do esquecimento.
 
O espaço do Café com Pimenta permanece aberto para que a gestão municipal se manifeste sobre os fatos e apresente um cronograma claro para a solução dos problemas relatados. A comunidade merece respostas e ações concretas..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *